1 - Animal castrado perambula menos: Cães e gatos saem por aí atrás de uma fêmea no cio e procuram de todas as formas escapar de onde estão para se acasalar. Com a esterilização, os animais têm menos ânsia de perambular e, portanto, menor chance de sofrerem acidentes ou serem maltratados.
2 – A castração evita o aparecimento de novas ninhadas: Filhotinhos são lindos, mas todos sabemos que não há casa para todos eles, e assim o destino que os aguarda é viverem sob péssimas condições ou serem exterminados. O número de animais que podem nascer de uma só fêmea ao longo de sua vida reprodutiva é imenso. Com a castração, o número de animais sem dono seria reduzido.
3 – Animal castrado não faz xixi por todos os cantos: Problemas de comportamento como, por exemplo, a necessidade de urinar para demarcar território, são reduzidos ou eliminados.
4 – Animal castrado briga menos: A agressividade contra outros machos é tipicamente relacionada à disputa pelas fêmeas, sendo portanto relacionado à atividade sexual. Quando castrados, os machos brigam menos entre si.
5 – A castração reduz riscos de problemas de saúde: O risco dos animais desenvolverem certos cânceres em idade avançada é bastante reduzido com a esterilização. A castração evita a hiperplasia da próstata e a ocorrência de tumores nos testículos, nos machos e a piometra (infecção do útero), que atinge em média 60% das cadelas não castradas e cujo tratamento inclui a castração.
6 – Fêmeas castradas não entram no cio: Isso significa que não há restrições em levá-las para passear e que nunca haverá sangramento pela casa . Quando uma cadela no cio sai na rua, os machos, atraídos pelo cheiro, podem trazer situações bem desagradáveis, principalmente quando estão soltos. Você sabia que cada cadela pode gerar 750 descendentes em dois anos, e que a maioria morre de fome e frio?
ADOTOU pelo Clube? Escreva para nós para agendar castração!